OFICINAS NPMAKER
2024
O projeto NPMAKER é um projeto que visa o oferecimento de oficinas para professores de forma gratuita, por meio de uma parceria entre o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná, do SEBRAE, do IFPR Campus de Jacarezinho, dos Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz e da UENP. As oficinas realizadas no projeto NPMAKER são gratuitas e tem o objetivo de difundir o conhecimento e incentivar a cultura maker no Norte Pioneiro.
NPMAKER
CONHEÇA O PROJETO NPMAKER
O Projeto NP MAKER surgiu da demanda crescente de formação de professores nas áreas de robótica educacional e prototipagem. Esta necessidade surgiu em 2022 quando o governo do Estado do Paraná inseriu a disciplina de robótica nas escolas estaduais, algumas escolas selecionadas receberão kits com a tecnologia Arduíno, porém os professores não tinham capacitação para trabalhar com essa tecnologia o que fez com que responsáveis técnicos dos NRE’s (Núcleos Regionais de Educação) de Ibaiti e Jacarezinho procurassem ajuda externa para ofertar as formações e capacitações necessárias.
Em uma reunião da governança do SRI NP - Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná, representantes das entidades: SEBRAE, Núcleos Regionais de Educação de Jacarezinho e Ibaiti e o Instituto Federal do Paraná Campus de Jacarezinho alinharam a primeira formação, que aconteceu em setembro de 2022 e teve mais de 100 participantes.
A continuidade desta ação se transforma no projeto NP MAKER, que expande as atividades para os Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio e Wenceslau Braz, no intuito de atender não 16, mas 47 municípios da região do Norte Pioneiro do Paraná e entorno, e além do IFPR Campus de Jacarezinho, passa a contar com a UENP – Universidade do Norte do Paraná para ofertar as capacitações.
As atividades do projeto NP MAKER serão ofertadas de forma online ou então de forma presencial nas cidades sede dos NRE’s e principais atores do projeto como por exemplo: IFPR e UENP. Até o momento, foram atendidos quase 300 professores da rede estadual de ensino, que estão diretamente ligados á mais de 18 mil estudantes da região.